Políticas Internas são um conjunto de regras que orientam as formas de conduta adotadas por uma empresa. Esse documento existe para esclarecer as obrigações entre empresa e funcionário durante o período que permanecer trabalhando na empresa.
Em outras palavras, as Políticas Internas existem para evidenciar o comportamento que uma empresa espera de seus funcionários.
As Políticas Internas determinam qual a conduta deve ser seguida pelos funcionários dentro da empresa. Ela estabelece os comportamentos adequados para o ambiente de trabalho.
Criar de Políticas Internas é de extrema importância no processo de desenvolvimento de uma empresa. Pois esse documento possibilita que o negócio cresça de acordo com as normas vigentes no país e com a conduta ética interna.
Além de estabelecer as regras do interesse de cada empresa, as Políticas Internas auxiliam as corporações a se adequarem às mudanças recorrentes do mercado. Elas também são úteis em momentos em que se faz necessário salvaguardar a empresa de processos trabalhistas, pois estabelecem regras claras, que devem ser apresentadas aos funcionários para que sejam aceitas e validadas.
Vale ressaltar que as Políticas Internas não podem ser criadas com o objetivo de criar práticas abusivas para se aproveitar dos funcionários, elas devem estar em acordo com as leis trabalhistas. Elas também devem atender às necessidades dos funcionários e da empresa, não podem ser unilaterais, pois podem provocar conflitos e insatisfações dos trabalhadores.
Políticas Internas são extremamente necessárias em todas empresas que desejam manter a ordem e um bom vínculo com seus funcionários. Isso não vale apenas para empresas, mas também para ONGs, nações, espaços públicos e até mesmo para casa.
No momento de criar quais serão as regras, é preciso levar em consideração o histórico e o futuro da sua empresa. Pois, essas normas devem refletir no que a empresa é hoje e no que pretende ser no futuro.
Quando um funcionário sabe quais são os limites de ações, ele se sente mais confortável e faz com que ele perca o receio de ser punido a qualquer momento.









